Bom galera, mas um tutorial sobre o Ubuntu, e mais uma vez relacionado as nossas séries, claro. Não é exatamente um tutorial, vou apenas mostrar duas opções que temos para assistir nossas séries no Ubuntu.
Para abrir o Totem (player padrão do Ubuntu) basta ir em Aplicativos > Multimídia > Reprodutor de filmes. O mesmo vale para o VLC (se você seguiu o último tutorial, já tem o VLC instalado, senão vá no terminal e digite: "sudo apt-get install vlc" (sem as apas).
Pra mim o primeiro quesito que o VLC leva vantagem no Totem é a questão das legendas. E vou explicar o porquê.
No VLC ao abrirmos um arquivo com a legenda no mesmo nome, ele automaticamente carrega a nossa legenda. Por exemplo, ao abrirmos o seguinte arquivo pelo VLC, nossa legenda seria carregada automaticamente, no Totem não.
Para fazer com que o Totem sempre abra a legenda da mesma forma que o VLC, basta irmos em Editar > Preferências e marque a caixa: "Carregar arquivos de legenda ao carregar o filme". Dessa maneira não será mais necessário carregar as legendas toda vez que for abrir um arquivo de vídeo.
Outro aspecto, em que ao meu ver o VLC leva vantagem sobre o Totem, é fato do tamanho/fonte das legendas. Vejamos como fica a legenda no Totem.
Eu particularmente, não gosto dela, é exagerada em tamanho e espessura, vamos ver a do VLC.
Não sei se conseguir mostrar bem a comparação entre os tamanhos, mas você pode fazer o teste na sua casa, a legenda do VLC é mais discreta. Pra mim isso é uma vantagem, pra outros pode não ser. Em ambos os programas você pode alterar a fonte e o tamanho da legenda.
No que diz respeito aos tipos de formatos aceitos, os dois empatam, aliás, abriram todos os formatos que já tentei.
Os dois players são muito bons, mas ao meu ver o VLC é mais completo e te dá mais opções, em compensação, o Totem com alguns ajustes passa a ser um player bem tranquilo e que não te deixa na mão.
Pra terminar o tutorial, vou mostrar como fazer para deixar o VLC como player padrão do nosso Ubuntu.
Podemos fazer isso de diversas formas, a maneira mais rápida, eu acho, é clicar com o botão direito sobre o meu vídeo, escolher a opção: "Abrir com outra aplicação".
Na lista que segue você acha o VLC (o nome será: "Reprodutor de Mídias VLC"), e deverá deixar marcada a última caixa: Lembrar este aplicativo para os arquivos "seu formato". Vale ressaltar, que você deve proceder assim para cada formato, por exemplo, se meu vídeo é alta definição em mkv, ao fazer esse processo, só os vídeos matroska irão abrir pelo VLC, os demais (rmvb, avi) ainda terão o Totem como player padrão.
É isso galera, acho que deu pra mostrar alguma coisa pra vocês.
* Próxima semana, mostrarei um "player" que pra mim é o melhor: Boxee. Aguardem.
Responses to "Tutorial: VLC X Totem"